Em nossas redes sociais leitoras enviaram perguntas para melhorar o desempenho na corrida. A WH Brasil conversou então com a médica Alessandra Masi, ortopedista, traumatologista do esporte e pós-graduada em fisiologia, de São Paulo.
Existe alguma técnica para “cansar menos” durante a corrida?
Sim. Melhorar o condicionamento diminui o cansaço e algumas práticas podem auxiliar nesse processo.
Tenha regularidade. Treinar sempre faz com que o corpo se acostume.
Reduza a velocidade. Talvez esteja correndo mais rápido do que o corpo é capaz. Reduza o ritmo até que o corpo acostume.
Intercale com caminhada. Treinar em séries de corrida e caminhada intercaladas permite uma maior percepção do esforço físico e um tempo para recuperar o fôlego.
Respire corretamente. Quanto mais ofegante o atleta fica menos automático fica a respiração. Respirar somente pela boca pode aumentar a sensação de cansaço.
Pratique outros exercícios. Praticar outra atividade que melhore a capacidade respiratória do atleta pode ajudar como natação e ioga.
Cuide dos pulmões. O cigarro é o maior inimigo do fôlego. O ato de fumar diminui a capacidade pulmonar. Evite também bebidas alcoólicas 24 antes das corridas, pois o álcool no organismo influencia negativamente as funções metabólicas e fisiológicas, que são essenciais para as performances físicas.
Reforço. Uma suplementação adequada de nutrientes e uma correta modulação hormonal também podem ajudar na melhora da performance (nesse caso, consulte sempre um especialista).
Leia mais: 7 dicas para melhorar os seus resultados na corrida